MONTELEONE | CENTRO DE REPRODUÇÃO HUMANA

Avaliação morfocinética dos embriões

TRATAMENTOS

AVALIAÇÃO MORFOCINÉTICA DOS EMBRIÕES

Nas técnicas de fertilização in vitro (FIV), os óvulos obtidos são fertilizados no laboratório e os embriões são cultivados até o estágio de blastocisto, quando são transferidos para o útero materno. Os embriões são colocados dentro de incubadoras com condições de temperatura, unidade e níveis de gases controlados e avaliados continuamente.

A morfologia embrionária (aparência dos embriões) é um parâmetro já utilizado há muitos anos e avalia os embriões em intervalos de tempos pré-determinados. Para isso, os embriões são retirados da incubadora e observados ao microscópio a cada 24 horas até o momento da transferência. A avaliação morfológica dos embriões, apesar de ser validada há muitos anos e utilizada até os dias atuais como rotina nos laboratórios de FIV, possui desvantagens que são a dependência da opinião do embriologista e a visualização pontual (uma avaliação a cada 24 horas) dos embriões, tornando-se uma medida subjetiva.

Mais recentemente, temos disponível a avaliação morfocinética do desenvolvimento embrionário usando informações do sistema Time-lapse. O sistema Time-lapse é uma técnica utilizada em biologia reprodutiva, que através de um avançado sistema óptico e fotográfico permite o monitoramento contínuo dos embriões durante todo o período de desenvolvimento dentro do laboratório.

Nesta tecnologia, uma incubadora acoplada com uma câmera permite que sejam obtidas imagens dos embriões a cada 10 minutos, sem a necessidade de retirá-los da incubadora, o que diminui a manipulação e melhora a manutenção do ambiente ideal para o seu desenvolvimento. Além disso, ao final do período de cultivo, todas as imagens são processadas e é possível observar todo o desenvolvimento, desde a fertilização até a formação do blastocisto, como um filme.

O acompanhamento em tempo real do desenvolvimento embrionário mostrou-se um complemento valioso à avaliação morfológica tradicional dos embriões, fornecendo mais paramentos de avaliação e facilitando a escolha daqueles com maior potencial de sucesso e que se destinam à transferência e/ou ao congelamento. A maior acurácia na seleção embrionária proporcionada pela técnica de Time-lapse é de grande ajuda em especial para transferências de embrião único, permitindo altas taxas de sucesso e diminuindo as taxas de gestações múltiplas nos tratamentos de reprodução humana e com isso, suas complicações.

Como é uma tecnologia relativamente recente, o Centro de Reprodução Monteleone e muitos outros grupos estudam esse tema atualmente com objetivo de definir quais os parâmetros embrionários observados no Time-lapse que se correlacionam com maior potencial de sucesso no tratamento. Vários avanços já foram obtidos e atualmente são disponíveis algoritmos que apresentam uma nota para o embrião baseado nos parâmetros observados no Time-lapse.

Assim, atualmente essa tecnologia tem sido considerada uma das mais promissoras na avaliação do embrião durante seu desenvolvimento nos laboratórios de FIV.

× WhatsApp